Você já caiu nas garras da auto sabotagem?

Infelizmente tendemos a nos acostumar com os problemas e gastamos TODA a nossa energia nos lamentando de como a vida é cruel e injusta.

Bom, a primeira notícia boa é que VOCÊ é o único ator principal, – diretor, roteirista, câmera man, maquiador –  da sua própria vida!

Tendemos a passar horas criando desculpas em nossas mentes sobre o porquê não mudamos nossa realidade, que tudo é muito difícil, e que isso só acontece na novela das 8.

Mudar dá medo, e muito medo.
Sair da nossa zona de conforto causa calafrios, mas acredite, a satisfação da liberdade e de todos os resultados positivos a curto, médio e longo prazo fazem valer a pena cada desconforto do início!

Vou fazer um check list que tornou minha realidade exatamente igual aos meus sonhos, e que transforma a realidade de muitos dos meus alunos e pacientes, do Brasil, Canadá, Portugal e tudo que é canto desse planeta, tão diferente, com criaturas tão únicas e incríveis!

1 – Florais de Bach

Muitas vezes sabemos exatamente do que precisamos para deixar nossa vida perfeita, mas não sabemos por onde começar (WILD OAT), estamos cansados demais (OLIVE), não confiamos em nós mesmos e caímos em maus conselhos (CERATO), ou ficamos mega empolgados com uma idéia, saímos empolgando todo mundo e do nada tudo perde a graça (VERVAIN). Os motivos são infinitos para não agirmos, e aí entram os Florais, eles vão te dar exatamente o que você precisa, o impulso para agir, manter a energia, e claro, atingir seu grande objetivo!

2 – Roteiro prático para solução de problemas

Escrever pode ajudar a identificar seu problema com clareza.

Dar conselhos é sempre mais simples que resolver os próprios problemas, esse método faz com que tenhamos a impressão de darmos conselhos a alguém, enquanto na verdade estamos resolvendo nosso próprio problema:

  • Identifique seu problema, pense nele agora;
  • Ele faz realmente parte da sua vida ou é um problema de outra pessoa que você está tentando resolver? (***se for esse o caso, pare agora e me escreva! terapeuta.adriana@gmail.com);
  • Você consegue solucionar seu problema sozinho?;
  • Se não, busque ajuda (pessoas próximas, profissionais referentes a causa do problema, terapia, blogs e sites interessantes e sérios);
  • Você está no controle da situação? (se sim, procure as ações que resolveriam seu problema e enumere-as conforme as prioridades. Se não, deixe que a vida tome conta da situação qual você não tem controle, e dedique sua energia concentrando-se em outras atividades importantes);
  • O que você pode fazer HOJE para sentir-se bem?;
  • AJA, sinta a coragem que faz parte naturalmente de você e aja agora!

3 – Check list

Criamos bolas de neve acumulando atividades e coisas a fazer, e com isso uma angústia insuportável de dever não cumprido.

Faça uma lista de coisas a fazer e estabeleça prazos!

4 – Aprenda a viver no PRESENTE

 Se você sente ansiedade você está vivendo no futuro.

Pare de fazer algo pensando em outra coisa, foque!

Algo que pode te ajudar muito a dar valor aos pequenos detalhes é começar agorinha mesmo seu caderno da gratidão. Compre um caderninho especialmente para isso, e todos os dias escreva pelo quê você é grato, ex: por ter um trabalho, saúde, filhos incríveis, pela aula de dança, pelo Sol, por andar na praia, pelo canto dos pássaros, etc, etc etc!

Acredite, esse tempo prestando atenção no seu presente te ajudará bastante.

5 – Suco da energia

Café é sim bom para a saúde, mas se você precisa de mais energia, nada como a alimentação viva. Ao acordar, antes do pingado e do pão na chapa (pausa para fazer hummm!), tome um suco NATURAL, bata as frutas que quiser puras ou com água (não misture nem leite nem açúcar). Depois de uns 20 minutos pode comer o que quiser, mas dê ao seu corpo tempo de absorver a energia viva das frutas e transmitir isso ao seu dia. Faz uma diferença absurda, sempre que se sentir sem energia coma algum alimento CRU, isso vai te dar energia natural dos alimentos vivos.

6 – Como tranformar a energia negativa 

Se sentimentos ruins invadem seu corpo, como a tristeza, a raiva, vingança, mau humor, desânimo, medo, etc, ligue o som.

Sim, a música tem o poder de mudar imediatamente nossa energia. A única dica é, se você estiver triste não ouça “all by my self”, escolha músicas alegres! E se você toca ou já tocou algum instrumento musical, se você canta, você sabe bem o que estou falando 😉

Aproveito para enumerar outras fontes de energia instantâneas.

**sempre busque seus talentos!

Escreva – blogs, poemas, músicas, desabafos…

Pinte, faça artezanato

Atividades físicas – escolha a que te dê prazer

Cante, cante quando estiver no trânsito, quando chutar a mesinha, quando chover e estiver sem guarda chuva!

E faça tudo o que você ama (você sabe o que você ama?)

7 – Lista de qualidades

Repetindo a pergunta, você sabe o que ama? Conhece seus talentos, suas qualidades?

Te convido agora mesmo a parar, pensar, e fazer uma lista com no mínimo 10 qualidades só suas, super especiais, a lista não tem limites!

Guarde a na sua carteira ou deixe num lugar fácil, pois você vai reler essa lista TODOS os dias ao acordar e antes de dormir.

Não permita que ninguém te faça duvidar das suas qualidades, elas são suas!

8 – Ritual de queimar o passado

 Faça agora uma lista com tudo que te angustia, erros do passado, situações que te estressam, tudo o que te faz mal. Agora destrua esse papel, queime, rasgue, jogue num lixo e tire o lixo da sua casa agora mesmo. Sinta no fundo da sua alma que esse pesadelo foi realmente tirado da sua vida!

9 – New look, new home

Para mudar nossa realidade as vezes fica mais fácil mudando coisas visuais.

Faça uma mudança de visual se isso lhe agradar. Mude o cabelo, as roupas…

Se desfaça de roupas velhas, arrume os armários da cozinha, mude os móveis de lugar, isso faz a energia fluir, a melhora é imediata!

Crie o habito de doar, fazer trabalho voluntário, ajudar os outros nos traz uma gratidão infinita!

10 – A energia negativa do outro

 Você já se sentiu mal ao entrar em um lugar, ou com a presença de alguém que nunca te fez nada diretamente?

Bom, energia é algo maluco.

Mas o importante é você se proteger das influências externas. Como?

Afaste-se de pessoas negativas.

Caso for alguém que você ame demais, converse, explique com amor o quanto isso faz mal a ele e a você. Fale somente de coisas positivas, e quando a pessoa contar seus causos negativos, sorria e mude de assunto, com o tempo ela se sentirá obrigada a mudar, é fato! Se você explodir energia positiva, acredite, todos ao seu redor contribuirão, não desanime!
Antes de sair de casa peça proteção (a Deus, anjo da guarda, ao Buda, ao universo…), imagine uma luz violeta contornando seu corpo todo, pode usar objetos de cor violeta para ajudar, essa cor impede que energias externas te façam mal.
O Floral WALNUT é outro protetor energético super eficaz.

Enfim…

Busque ajuda na sua religião caso você tenha uma;

Leia tudo que te interessa, mas claro, busque sempre algo que seja POSITIVO, que te acrescente coisas boas;

Admire líderes que são a favor da paz;

Se você detesta algo, não se revolte, mude o foco para o contrário disso e lute a favor do bem, por exemplo, se você detesta que maltratem os animais, faça algo por eles, não faça pesquisas sobre os mals tratos;

Se alguém te tratar com grosseria, sorria, seja gentil, (jamais irônico) instantaneamente você mudará essa pessoa, e você se sentirá magnífico por conseguir fazer isso;

Respeite, não julge! Compreenda a incrível diferença em cada um de nós, isso que torna nossos conhecimentos tão ricos e incríveis;

Dedique um tempo a VOCÊ, saia sozinho, faça coisas que você ama mesmo que pareçam bizarras;

Ria, dê gargalhadas, saia com os amigos, abrace quem você ama, curta seus pais e avós, afague seus animais, ouça as crianças, elas têm perolas surpreendentes!

 

*** nunca tente resolver os problemas dos outros, cada um é responsável pela sua própria evolução, se pegamos a responsabilidade de alguém para nós, estamos nos prejudicando e prejudicando o outro também.

MANUAL

E agora deixo um pequeno manual com 22 dicas infalíveis! Parace impossível, mas te digo… por experiência própria… não é não! Pois faz parte da nossa essência! Mesmo que esteja tudo escondidinho aí no fundo, se a gente estimula, o negócio vai que vai!

EU GARANTO!!!

22 coisas que pessoas felizes fazem…

feliz

1. Não guarde rancor.

As pessoas felizes entendem que é melhor perdoar e esquecer que deixar que sentimentos negativos as dominem. Guardar rancor é prejudicial e pode causar depressão, ansiedade, stress e todo o tipo de doenças fisícas. Por que deixar que uma ofensa de alguém exerça algum poder sobre você? Se você esquecer os seis rancores, vai ganhar uma consciência clara e energia sufuciente para apreciar as coisas boas da vida.

2. Trate a todos com bondade.

Você sabia que foi cientificamente provado que ser gentil faz você feliz? Ser altruísta faz seu cérebro produzir serotonina, um hormônio que diminui a tensão e eleva o seu espírito. Tratar as pessoas com amor, dignidade e respeito permite que você construa relacionamentos mais fortes.

3. Veja os problemas como desafios. 

A palavra “problema” não faz parte do vocabulário de uma pessoa feliz. Um problema, na maioria das vezes, é visto como uma desvantagem, uma luta ou uma situação difícil. Mas quando encarado como um desafio, pode se transformar em algo positivo, como uma oportunidade. Sempre que você enfrentar um obstáculo, pense-o um desafio.

4. Expresse gratidão pelo que já tem.

Há um ditado popular que diz: “As pessoas mais felizes não têm o melhor de tudo, elas fazem o melhor de tudo com o que elas têm.” Você terá um sentido mais profundo de contentamento se contar suas bênçãos em vez de ansiar pelo que você não tem .

5. Sonhe grande.

As pessoas que têm o hábito de sonhar grande são mais propensas a realizar seus objetivos que aquelas que não o fazem. Se você se atreve a sonhar grande, sua mente vai assumir uma atitude focada e positiva.

6. Não se preocupe com as pequenas coisas.

As pessoas felizes se perguntam: “Será que este problema terá a mesma importância daqui a um ano?” Elas entendem que a vida é muito curta para se preocupar com situações triviais. Deixar os problemas rolarem à sua volta vai, definitivamente, deixar você à vontade para desfrutar de coisas mais importantes.

7. Fale bem dos outros.

Ser bom é melhor que ser mau. Fofocar pode até ser divertido, mas, geralmente, deixa você se sentindo culpado e ressentido. Dizer coisas agradáveis sobre as pessoas leva você a pensar positivo e a não se preocupar em julgá-las.

8. Não procure culpados.

Pessoas felizes não culpam os outros por seus próprios fracassos. Em vez disso, elas assumem seus erros e, ao fazê-lo, mudar para melhor.

9. Viva o presente.

Pessoas felizes não vivem do passado ou se preocupam com o futuro. Elas saboreiam o presente. Se envolvem em tudo o que está fazendo no momento. Param e cheiram as rosas.

10. Acorde no mesmo horário todos os dias.

Você já reparou que muitas pessoas bem-sucedidas tendem a ser madrugadores? Acordar no mesmo horário estabiliza o seu metabolismo, aumenta a produtividade e nos coloca em um estado calmo e centrado.

11. Não se compare aos outros.

Todos têm seu próprio ritmo. Então, por que se comparar aos outros? Pensar ser melhor que outra pessoa leva a um sentimento de superioridade não muito saudável e, se pensar o contrário, acabará se sentindo inferior. Então, concentre-se em seu próprio progresso.

12. Escolha seus amigos sabiamente. 

A miséria adora companhia. Por isso, é importante cercar-se de pessoas otimistas que vão incentivá-lo a atingir seus objetivos. Quanto mais energia positiva em torno de você, melhor vai se sentir.

13. Não busque a aprovação dos outros.

As pessoas felizes não importam com o que os outros pensam delas. Seguem seus próprios corações, sem deixar os pessimistas desencorajá-los, e entendem que é impossível agradar a todos. Escute o que as pessoas têm a dizer, mas nunca busque a aprovação de ninguém.

14. Aproveite seu tempo para ouvir.

Fale menos, ouça mais. Escutar mantém a mente aberta. Quanto mais você ouve, mais conteúdo você absorve.

15. Cultive relacionamentos sociais.

Uma pessoa só é uma pessoa infeliz. Pessoas felizes entendem o quão importante é ter relações fortes e saudáveis. Sempre tenha tempo para encontrar e falar com sua família e amigos.

16. Medite.

Ficar no silêncio ajuda você a encontrar sua paz interior. Você não tem que ser um mestre zen para alcançar a meditação. As pessoas felizes sabem como silenciar suas mentes, em qualquer hora e lugar, para se acalmar.

17. Coma bem.

Tudo o que você come afeta diretamente a capacidade de seu corpo produzir hormônios, o que vai definir seu humor, energia e enfoque mental. Certifique-se de comer alimentos que vão manter seu corpo saudável e em boa forma e sua mente mais tranquila.

18. Faça exercícios.

Estudos têm mostrado que o exercício aumenta os níveis de felicidade e autoestima e produz a sensação de autorrealização.

19. Viva com o que é realmente importante. 

As pessoas felizes mantêm poucas coisas ao seu redor porque elas sabem que excessos as deixam sobrecarregadas e estressadas. Estudos concluíram que os europeus são muito mais felizes que os americanos, porque eles vivem em casas menores, dirigem carros mais simples e possuem menos itens.

20. Diga a verdade. 

Mentir corrói a sua autoestima e o torna antipático. A verdade sempre liberta. Ser honesto melhora sua saúde mental e faz com que os outros tenham mais confiança em você. Seja sempre verdadeiro e nunca se desculpe por isso.

 21. Estabeleça o controle pessoal.

As pessoas felizes têm a capacidade de escolher seus próprios destinos. Elas não deixam os outros dizerem como devem viver suas vidas. Estar no controle completo de sua própria vida traz sentimentos positivos e aumenta a autoestima.

22. Aceite o que não pode ser alterado. 

Depois de aceitar o fato de que a vida não é justa, você vai estar mais em paz com você mesmo. Portanto, concentre-se apenas no que você pode controlar e mudar para melhor.

Esse texto foi encontrado no blog Agora Sim!
 
Com amor,
Adriana Souza

Adriana Souza é Coach de Corpo e Alma e Especialista em Florais de Bach.