Florais de Bach

Por quê, quando e como usar os Florais de Bach

 

O Dr. Edward Bach sempre acreditou no lado positivo de todas as criaturas.

A medicina tradicional com a qual ele trabalhava não condizia com sua filosofia, ele acreditava que deveríamos tratar o indivíduo, respeitando suas particularidades, jamais tratar a doença – parte negativa da situação.

Somos únicos, é fundamental respeitarmos isso. 

Como explicar que pessoas com doenças iguais, que passam por tratamentos iguais, têm resultados tão diferentes?

Aqui vou resumir cada essência Floral, respeitando o princípio do Dr. Bach que me foi transmitido pelo mestre e terapeuta Serg Rios do Instituto Avalon.

Quero deixar bem claro que os Florais de Bach vão estimular as qualidades que já fazem parte de você, mas que por algum motivo não estão sendo bem usadas!

Os Florais não podem JAMAIS serem confundidos com alopatia. Não existe fórmula pronta, cada indivíduo tem uma reação diferente perante cada problema e é nessa reação que nós, terapeutas, somos capacitados a trabalhar. Uma vez tratada a causa, o benefício será inteiramente seu, o autoconhecimento é para sempre, e não momentâneo!

As 38 essências florais de Bach

Grupo: Medo

ASPEN

Medo do desconhecido. Sensação de premonição. Sentem que algo pode acontecer mas não sabem o que exatamente. Sentem medo desse sentimento e atração pelo desconhecido ao mesmo tempo. Não costumam falar disso aos outros por medo de não serem bem interpretados.

CHERRY PLUM

Medo de perder o controle, comportamento explosivo, sentimento de que está chegando no limite. Medo de suas próprias reações.

MIMULUS

Medo de origem conhecida (avião, cachorro, insetos, etc.). É um medo que às vezes impede a realização de tarefas cotidianas.

Falta de coragem. Uma essência que pode ser muito útil em alguns casos de timidez.

RED CHESTNUT

Medo de que algo ruim possa acontecer com pessoas importantes. Superprotetores. Geralmente são ansiosos por pensarem demais nisso.

ROCK ROSE

Pânico, pavor, perda de controle por conta do medo. Sensação de impotência perante a situação, medo extremo.

*

Grupo: Indecisão

CERATO

Dependem sempre da opinião do outro para se decidir. São facilmente influenciados, falta confiança em suas próprias opiniões, cometem sempre o mesmo erro por confiar no outro.

GENTIAM

Têm iniciativa, mas sempre desanimam ao longo do caminho. Gastam muita energia pensando em desculpas por suas decepções. Tudo acaba perdendo a graça. Têm muita dificuldade em dar continuidade aos planos, desmotivação. Tornam-se pessoas negativas.

GORSE

Pessoas descrentes, que passaram por alguma desilusão, ou crise, acham que não vale a pena continuar lutando. Perderam as esperanças e acabam se acostumando com a terrível situação.

HORNBEAN

O Floral para a sensação de “segunda-feira de manhã”. Sentem-se cansados e sem energia para enfrentar a rotina. Preguiça, tédio e falta de pique. Mas se algo de diferente surge, a pessoa logo recupera o ânimo.

SCLERANTHUS

Dificuldade em tomar decisões. Escolhas simples se tornam verdadeiros fardos. Querem tudo ao mesmo tempo, pensam muito nas consequências de suas decisões, por isso a dificuldade em escolher, medo do arrependimento.

WILD OAT

Crises existenciais. Sensação de que está sempre faltando alguma coisa. Sentem-se frustrados por não conseguirem achar um caminho, mudam frequentemente de objetivo, pois não encontraram ainda o que procuram.

*

Grupo: Solidão

HEATHER

Falam muito de si e têm muita dificuldade em ouvir o outro. Exigem atenção, porém não conseguem dar atenção aos outros.

IMPATIENS

Irritados e inquietos, não conseguem compreender o tempo do outro. Querem tudo no seu tempo e da sua maneira. Preferem resolver as coisas sozinhos a terem que esperar.

WATER VIOLET

Sentimento de superioridade, preferem ficar isolados, são superindependentes. Detestam ser o centro das atenções. São fechados e não falam de seus sentimentos.

*

Grupo: Falta de interesse nas circunstâncias atuais

CHESTNUT BUD

Persistem no mesmo erro, não se lamentam por achar que é normal, dificuldade de aprendizagem, falta de interesse pelo presente, pela busca do autoconhecimento e melhora.

CLEMATIS

Distraídos, sonham acordados, têm dificuldade de concentração, vivem imaginando o futuro e não vivem o presente.

HONEY SUCKLE

Buscam o conforto no passado, dificuldade em aceitar mudanças, em se desapegar de situações, coisas e ou pessoas.

MUSTARD

Baixo astral, mudanças repentinas de humor, pessimistas e desesperados. Querem melhorar mas não sabem como. Sensação de uma “nuvem negra” que invade os pensamentos sem prévio aviso.

OLIVE

Cansaço excessivo, físico e mental, esgotamento total.

WHITE CHESTNUT

Pensamentos repetitivos, ideias que ficam “martelando” na cabeça e os impedem às vezes de realizar outras tarefas, de dormir. Diálogo interno exaustivo.

WILD ROSE

Apatia, falta de motivação. Conformados com a situação, não têm vontade de mudar, pois sentem cansaço só de imaginar. Apatia total de sentimentos.

*

Grupo: Influência e ideias alheias

AGRIMONY

Sempre com um sorriso no rosto, motivam todas as pessoas, mas internamente sofrem uma angústia insuportável. Buscam todo o tipo de refúgio para não encarar seus próprios sentimentos, geralmente brincam com os próprios problemas.

CENTAURY

Dificuldade em dizer NÃO. Descuidam de si para cuidar dos outros. Cedem o tempo todo.

HOLLY

Sentimento de ódio, raiva, vingança, explosões de ira, não conseguem perdoar.

WALNUT

Não conseguem dar o “último passo” por se sentir ligados a algo. Se deixam influenciar. Essa essência protege de más energias, ajuda na adaptação a novas situações.

*

Grupo: Desespero

LARCH

Complexo de inferioridade. Sempre acham que o outro é melhor, deixam tudo para o dia seguinte. Pessimistas, nem tentam por já achar que não dará certo, como forma de se proteger de possíveis decepções. Mas admiram os que têm coragem.

PINE

Sentimento de culpa. Sempre acham que poderiam ter feito melhor, não se sentem merecedores, têm medo de se sentirem felizes.

ELM

Acham que não darão conta, sentimento de incapacidade, novas exigências, mudanças e aumento de tarefas, medo de enfrentar o desconhecido.

SWEET CHESTNUT

Angústia insuportável, nada mais resta a ser feito. Não conseguem ver luz no fim do túnel, desespero.

WILLOW

Chantagens, lamentações. Se sentem injustiçados, sempre estão no papel de vítima, colocam sempre a culpa no outro, nunca estão se sentindo bem e precisam demonstrar isso.

OAK

Esgotados, porém perseverantes, carregam o mundo nas costas por obrigação mas sentem orgulho de serem assim, não conseguem relaxar.

CRAB APPLE

Sentem-se mal consigo mesmo, detestam sujeira e desorganização, possíveis vítimas de TOC (transtorno obsessivo compulsivo).

STAR OF BETHLEHEM

Traumas. Choque, perda de um ente querido, acidente, assalto, etc.

*

Grupo: Excessiva preocupação com o bem-estar do outro

BEECH

Intolerantes, críticos, enxergam sempre os erros dos outros em primeiro lugar. Tudo os incomoda.

CHICORY

Ciúmes, sentimento de possessividade, fazem tudo pelo outro mas exigem algo em troca, crises de carência.

VERVAIN

Superempolgados, revolucionários. Querem convencer todos de suas ideias, impulsivos.

VINE

Líderes. Querem ensinar a todos a fazer seu próprio trabalho, dificuldade em respeitar a individualidade do outro, não enxergam seus próprios erros.

ROCK WATER

Autocríticos. Perfeccionistas, exigentes consigo mesmo, não suportam errar. Medo de demonstrar imperfeição ou incapacidade aos outros.

*

RESCUE

O Rescue foi a única fórmula pronta que Dr. Bach nos deixou.

É a mistura de 5 essências, com o objetivo de ser usado como um calmante em momentos de crise, ajuda muito em dores também.

O RESCUE pode ser encontrado em Spray, pomada ou em gotas.

Todas as pessoas devem ter um Rescue no kit de primeiros socorros!

Em situações como notícias inesperadas, briga, ansiedade antes de exames ou provas, acidente, ou qualquer outro tipo de crise, tome o Rescue a cada 5 minutos até se sentir calmo novamente.

O creme pode ser usado em queimaduras ou qualquer outro tipo de dor local.

*

Floral em Spray

Ou harmonizador de ambiente.

Todas as essências podem ser utilizadas para equilibrar as energias de qualquer local.

Muito utilizado por professores nas salas de aula, em escritórios, em casa, etc.

Aqui mostro como faço o meu, e você pode usar essa mesma receita ou criar a sua!

***

Que tal ativar agora mesmo as essências de que você precisa?

Nessa Playlist preparei exercícios de relaxamento e ativação das 38 essências Florais:

***

Agora que você já conhece os Florais e seus maravilhosos efeitos, que tal ter para sempre um guia prático que te motive sempre que precisar?

No meu E-book preparei a descrição de cada essência em forma de mensagens terapêuticas. Do jeitinho que escrevo pra vocês no Facebook, mas com base em cada personalidade Floral!

Adquira o seu aqui

Livro digital

 

Mais informações? Me escreva (contato@hojeeumesinto.com) ou preencha o formulário abaixo 🙂

 

Seu nome

Seu e-mail

Assunto

Sua mensagem